Wikipédia, inteira, na sua carteira

Não foi o assunto mais comentado do dia, mas com certeza é um dos mais significativos dos últimos anos. Um aplicativo de código livre, chamado Xowa, instala na sua máquina todo o conteúdo da Wikipédia em inglês (e em outras línguas também, se quiser!) — quase quatro milhões e meio de artigos (a lusófona tem pouco mais de 800.000). O que mais chama atenção é que todo esse conteúdo — que vai desde as mais diversas linhas de pensamento filosófico, até perfis de grandes personalidades deste ou daquele tempo, passando por definição de doenças, descrição de plantas, e narrativas de catástrofes e tragédias recentes ou não — cabe em um cartão SD de 128GB, o mesmo que se usa em câmeras fotográficas e aparelhos do tipo (curiosidade: a Wikipédia lusófona ocuparia 7GB).

cartão SD

Todo o conteúdo publicado na Wikipédia em inglês cabe nesse pedacinho de plástico — muito mais que a Bíblia, como mostra a imagem


Pare alguns segundos e pense no que acabou de ler. Todo o conteúdo da Wikipédia em inglês pode ser armazenado em um cartão SD de 128GB. Um pedacinho de plástico do tamanho de uma moeda de um real. Poder carregar consigo essa quantidade absurda de conhecimento é algo difícil de processar, suas implicações e onde vamos parar.
Isso me fez lembrar de uma frase dita pelo Douglas Engelbart, criador do mouse e da interface gráfica de usuário, em 1997: “Em 20 ou 30 anos seremos capazes de segurar em nossas mãos todo o conhecimento computacional de uma cidade, ou do mundo todo.” A Wikipédia não é todo o conhecimento computacional do mundo, mas isso não importa.
Independente das críticas que se façam à Wikipédia, o valor simbólico do feito permanece. É possível guardar parcela significativa do conhecimento acumulado pela humanidade dentro da sua carteira. O que virá em seguida?
Edição: João Ribeiro dá a dica sobre o de outro programa que faz a mesma coisa — ler a Wikipédia, em qualquer língua, offline —, o Kiwix.